Histórico

Em 16 de setembro de 1988, foi fundada a Associação dos Funcionários Técnicos em Tributação da Prefeitura Municipal de Curitiba – AFISC, com o objetivo de desenvolver atividades ligadas a área social e ao lazer de seus associados. Esta foi registrada perante o Cartório de Registro de Títulos de Documentos do 1º Oficio desta Capital.
Com o passar do tempo, seus associados perceberam que era imperativo ampliar as atividades da AFISC, de maneira que esta pudesse melhor representá-los, promovendo uma conscientização política e organizacional da categoria e, principalmente, a defesa de seus direitos e interesses. Desta feita, reunidos em Assembléia Geral Extraordinária, no dia 27 de novembro de 2002, por unanimidade de votos, os sócios aprovaram a transformação da associação AFISC em sindicato.
Nascera, assim, o AFISC SINDICAL – Sindicato dos Analistas de Tributos Municipais de Curitiba, organização sindical, sem fins lucrativos, representativa da classe dos Analistas de Finanças na Função de Analista de Tributos Mobiliários e Imobiliários da Prefeitura de Curitiba, conforme alteração estatutária registrada no Cartório de Registro de Títulos e Documentos do 1º Oficio desta Capital.
Em 2004, já conquistando uma de suas primeiras vitórias, o AFISC SINDICAL viu ser promulgada a Lei Municipal n º 11.000, que em seu artigo 36, enquadrou os Analistas de Finanças na função de Analista de Tributos Mobiliários e Imobiliários de Curitiba, no novo cargo que criou, o cargo de Auditor Fiscal de Tributos Municipais. Tal fato deflagrou, com satisfação, uma nova alteração estatutária para, além de revisar o Estatuto Social, nos termos em que o mesmo prevê, ainda alterar a denominação sindical para adequá-la ao novel diploma legal. O sindicato passou a chamar-se, então, AFISC SINDICAL – Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Municipais.