Automatizando o atendimento ao contribuinte com assistentes virtuais

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Melhorando a Eficiência Tributária

Automatizando o atendimento ao contribuinte com assistentes virtuais

Por Celso da Costa Rodrigues

Em um momento em que é preciso fazer mais com menos e oferecer respostas rápidas ao contribuinte.

Começar automatizando as atividades de atendimento é uma tarefa que não requer grandes investimentos e produz um retorno muito bom a administração, ajudando a otimizar as tarefas e melhorando a eficiência da arrecadação, haja vista, tais tarefas serão agora executadas de forma automatizada através dos assistentes virtuais (Bots), deslocando os auditores para atividades mais relevantes do ponto de vista da arrecadação.

As principais vantagens do emprego da tecnologia são:

– Redução de Custos;

– Foco nas questões mais complexas;

– Atendimento 24h e todos os dias da semana;

– Velocidade de resposta e melhorias do atendimento, uma vez que é possível “treinar” o assistente;

– Gerenciamento do volume de solicitações.

As tecnologias “self-service” já estão disponíveis há algum tempo em diversos setores, mas com usuários cada vez mais “mobile”, como expandir o serviço de atendimento ao cidadão? É aí que entram em cena os Assistentes Virtuais (Virtual Assistant – VA) ou Assistentes Digitais, serviços de atendimento automatizado, totalmente baseados em Inteligência Artificial.

Com a expansão e universalização dos aparelhos Smartphones e Tablets o acesso aos aplicativos mudam a forma como as pessoas esperam interagir com os departamentos de serviço em todos os setores.

Não faz mais sentido ficar em uma fila aguardando para ser atendido e até mesmo ter que retornar repetidas vezes por falta de documentos, fato que acabam gerando até desentendimentos, seja por conta do atendimento não ter sido realizado a contento ou pelo tempo de espera demasiado longo.

Face a isto investir em tecnologia e acompanhar a evolução tecnológica é algo que tem que fazer parte do dia dia da administração publica visando cumprir com excelência o seu papel junto a sociedade melhorando a interação e prestação dos serviços públicos.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
%d blogueiros gostam disto: